LNEC analisa encosta da Serra da Estrela para reabrir estrada Manteigas – Piornos antes do verão

O Laboratório Nacional de Engenharia Civil, LNEC, vai analisar, nos próximos 15 dias, a estabilidade da encosta da Serra da Estrela, ao longo da estrada Manteigas – Piornos.

A informação foi avançada por Flávio Massano, presidente da Câmara Municipal de Manteigas na última reunião pública do executivo.


O autarca avança que numa reunião conjunta, entre a autarquia, Infraestruturas de Portugal e LNEC, que aconteceu em Manteigas, foi acordado que aquele organismo irá fazer o levantamento da situação em duas semanas e depois avançar com manobras de estabilização.

Na sua intervenção, no período antes da ordem do dia da reunião do executivo, e depois de questionado sobre esta matéria pelo vereador Tomé Branco (PS), o autarca revela que saiu da reunião “mais animado”, por perceber que “se pode fazer um trabalho quase manual, rocha a rocha”, com vista à estabilização, com a ajuda o ICNF, avançando que com a “indicação e chefia da engenharia do LNEC o trabalho é possível ser feito em duas a três semanas”.

Flávio Massano destaca ainda que os técnicos do LNEC têm experiência, já fizeram este tipo de trabalho nas encostas da Madeira, destacando, que, se tudo correr como foi avançado na reunião, a estrada Manteigas – Piornos poderá abrir em dois a três meses. O presidente alerta que estas são as conclusões dos técnicos que estiveram na reunião, aguardando-se agora respostas do Ministério das Infraestruturas sobre a matéria. Ainda assim afirma que “são melhores notícias do que chegar ao verão e não ter isto feito”, disse.

Sobre alternativas à circulação, embora provisória, o presidente da Câmara Municipal de Manteigas destaca que a denominada Estrada da Serra de Baixo vai sofrer uma intervenção, aguardando autorização do ICNF para a iniciar, alertando, no entanto, que se trata da colocação de tout-venant para melhorar as condições da via, frisando que uma intervenção mais profunda só com apoio do Governo.