Ministro da Saúde: “Seria uma perda” para o SNS a saída de João Casteleiro do CHUCB

Manuel Pizarro, Ministro da Saúde, afirmou hoje que seria “uma perda para a Covilhã, a Cova da Beira e para o SNS que alguém como João Casteleiro não pudesse continuar a colaborar connosco, reconhecidas que são as suas qualidades como pessoa, como médico e como gestor público”.

O Governante falava na Covilhã, à margem da cerimónia de assinatura do auto de descentralização de competências na área da saúde com a Câmara Municipal da Covilhã.


Manuel Pizarro, abriu o seu discurso na cerimónia frisando a confiança do Governo na sua presidência do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira.

“Uma pessoa em quem temos muita confiança e muito orgulho pelo trabalho que faz”, disse, concluindo a sua intervenção, também, com palavras de elogio e gratidão.

Quero aqui prestar o meu agradecimento, a um profissional, a um médico de excelência, a um gestor público extraordinário por tudo o que tem feito para garantir que na Covilhã, e na Cova da Beira, todos têm acesso ao melhor que a medicina pode dar à vida de cada um”, disse.

No final questionado pelos jornalistas se era um discurso de despedida ou de continuidade, afirmou que “seria uma perda” a sua saída.

Cirurgião, docente na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior e atual presidente da Assembleia Municipal da Covilhã, João Casteleiro ocupou o cargo de presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira por diversas vezes.

Consecutivamente é presidente desde abril de 2016. Atingiu a idade da reforma, mas, segundo as palavras do Ministro da Saúde, a direção executiva do SNS, a quem compete propor os órgãos de gestão do SNS, prepara-se para o reconduzir no cargo.