Neve: Estradas reabriram na Serra da Estrela. Região sob aviso amarelo (atualizada)

Reabriram, às 10:15,os troços Penhas da Saúde – Torre – Loriga, na estrada de acesso ao maciço central da Serra da Estrela. Recorde-se que as estradas estavam encerradas devido à queda de neve.

De acordo com fonte do Comando Sub-regional das Beiras e Serra da Estrela, as estradas encerraram devido às condições climatéricas, “que tendem a agravar-se nos próximos dias”, com destaque para quarta-feira, dia 17, em que está prevista queda de neve acima de 900/1100 metros, descendo a cota até 600/800, com acumulação que poderá ser superior a 10 cm.


Recordar que o troço entre Manteigas e Piornos está encerrado, por tempo indeterminado, devido ao perigo de derrocadas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso amarelo, que vigora até às 03:00 de quinta-feira, devido à queda de neve, e aviso laranja devido às previsões de vento forte, com rajadas até 100 km/h nas terras altas.

No aviso, alerta-se, ainda, para a provável “perturbação causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo, sendo provável que haja vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores e abastecimentos locais prejudicados”.