Operação Ano Novo: GNR regista 3 mortos e 9 feridos graves

A GNR registou três mortes, nove feridos graves e 83 feridos leves, desde quinta-feira até às 07:30 deste sábado, na sequência da “Operação Ano Novo”, na qual foram ainda contabilizados 417 acidentes. 

De acordo com as autoridades, foram fiscalizados 16.074 condutores, em que 111 conduziam com excesso de álcool e 53 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2g/, considerado crime.


Foram ainda detidas 40 pessoas por conduzirem sem habilitação legal. 

Neste período, contabilizou-se, também, um total de 4.105 contraordenações rodoviárias: 1.021 por excesso de velocidade, 270 por falta de inspeção periódica obrigatória, 112 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 104 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório e 76 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução. 

A GNR acrescenta que durante a operação irá continuar a priorizar a fiscalização à condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas, ao excesso de velocidade, falta de inspeção periódica obrigatória, manobras perigosas e utilização indevida do telemóvel.

Recorde-se que a “Operação Ano Novo 2022” da GNR decorre até amanhã, dia 2 de janeiro.