UBI desenvolve sistema de apoio aos alunos “para promover o sucesso escolar”

A Universidade da Beira Interior (UBI) irá criar uma ferramenta inovadora de apoio ao ensino, para oferecer aos seus alunos melhores condições para o sucesso académico.

“UBI-Learning HUB” é como se designa o conjunto de instrumentos que estarão disponíveis já no próximo ano letivo, dirigidos em especial aos estudantes do 1º ano dos cursos de licenciatura e mestrado integrado.


“Pretende-se que estas ferramentas, baseadas em suportes digitais e tutorias de docentes, combatam as dificuldades na transição do Ensino Secundário para o Superior e contribuam para bons resultados em matérias identificadas como sendo as mais problemáticas”, pode ler-se em nota de imprensa enviada à RCC.

De acordo com a instituição, o HUB irá concentrar-se em facilitar a compreensão em unidades curriculares de áreas da Matemática, Física e Química, entre outras, identificadas nos sistemas de avaliação interna como as mais críticas.

Além disso, terá disponíveis conteúdos para melhorar competências transversais onde se notam lacunas, de que são exemplo a escrita de trabalhos académicos, desenvolvimento de pensamento crítico, trabalho em grupo, apresentações orais ou preparação da realização de exames. Os conteúdos estarão acessíveis online nas plataformas da UBI.

Além da apresentação através de texto, serão acompanhados de conteúdos áudio e com legendas, em português e inglês, para permitir o acesso a estudantes com necessidades especiais de audição ou visão, ou mesmo a estudantes internacionais, que não dominem a língua portuguesa, como por exemplo universitários em situação de emergência humanitária.

O sistema também será utilização para a organização de tutorias entre docentes e estudantes.

Em 2023/2024, a UBI terá, também, uma aplicação designada “UBI-journey” com as vertentes de integração dos novos alunos na UBI e da cidade, “facilitando o acesso dos estudantes, sobretudo no 1º ano, a diversos recursos, nomeadamente na importante componente da integração”.

“Os estudantes poderão aceder a conteúdos digitais interativos e jogos sociais que promovam o seu envolvimento com a UBI e a cidade”, avança ainda a universidade em comunicado.

Faz ainda parte do HUB um observatório que analisará o sucesso e o abandono escolares. O sistema de monitorização agregará informações do HUB (participação em tutorias ou atividades), dos serviços académicos e informáticos, constituindo-se como um “instrumento valioso de acompanhamento dos estudantes e do (in)sucesso e potencial abandono escolar, permitindo sinalizar e agir de forma preventiva, gerar estatísticas aos diretores de curso, presidentes de departamento, conselhos pedagógicos e à instituição em geral”.

No observatório serão desenvolvidos diversos estudos para acompanhar os estudantes do 1º ano, nomeadamente, um estudo denominado “Learning analytics” que, através de dados recolhidos, irá aferir de forma mais objetiva o desempenho dos estudantes durante o semestre e tentar extrair padrões de sucesso ou insucesso.

O “UBI-Learning HUB” representa um investimento de 359.000 euros e resulta da aprovação de uma candidatura da UBI, através da Vice-Reitoria Para o Ensino, ao programa Skills 4 Pós-COVID: Competências para o futuro no Ensino Superior – Sucesso e Resiliência no Ensino Superior pós-pandemia.