Covilhã: Estacionamento nos silos-auto e à superfície continua grátis até abril

Até abril o estacionamento nos silos auto da Praça do Município, e à superfície, vai continuar grátis, anunciou hoje, dia 13, o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, durante a reunião pública da autarquia.

Vítor Pereira explica que durante uma reunião que manteve com a empresa a quem foi concessionado o sistema de mobilidade da cidade, que engloba o estacionamento, e que entra em vigor no inicio de fevereiro, “esta avançou com contributos técnicos” no que respeita ao estacionamento, que alteram, substancialmente, a proposta que estava para ser votada na reunião desta sexta feira e que previa “a criação de lugares de estacionamento tarifado à superfície na cidade”, que acabou por ser retirada da ordem de trabalhos, mantendo-se a gratuitidade “tal como está, muito provavelmente até final de abril”.


O autarca explica que “a empresa não fixou uma data”, mas reconhece que “é complexo articular todos os procedimentos”, referindo que haverá uma aplicação para gestão e pagamento do estacionamento, todos os parquímetros vão ser substituídos por outros mais modernos, para além de que está a haver formação para os funcionários.

Quanto às zonas de estacionamento pago à superfície frisa que a proposta “ainda não está fechada”.

“Não temos fixados os sítios, há uma filosofia subjacente que é a de facilitar a vida aos moradores e comerciantes”, disse o autarca, revelando que “o objetivo é que nas zonas de comércio, ou serviços, haja estacionamento para quem quer ir tratar de assuntos rápidos, sem que haja ali carros estacionados o dia todo, como se verifica quando o estacionamento não é pago”.

O autarca recorda que o estacionamento pago será estendido a outras zonas da cidade e não só o centro histórico como acontecia, e relembra que os residentes terão “preços simbólicos”, explicando que neste caso o primeiro carro será grátis, o segundo paga 15 euros/ano e o segundo 30 euros/ano.

O autarca avança ainda que o número de lugares, para o estacionamento tarifado à superfície está “a ser afinado e irá arrancar por fases”, vincando que se pretende ser “flexível nas zonas a taxar” para que de futuro “se possam fazer ajustamentos”, disse.

Vítor Pereira defende que a “taxação do estacionamento, se for bem feita e nos sítios adequados, é positiva para todos”, revelando que logo que todos os pormenores estejam concluídos apresentará publicamente o dossier.