Ex-aluno da UBI eleito presidente da Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde

Gustavo Norte, antigo aluno de Medicina da Universidade da Beira Interior (UBI), foi eleito presidente da Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde (SPSim). Da direção, eleita para o biénio 2023/2024, faz parte também Pedro Lito, docente da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da UBI, com a função de secretário.

O presidente da FCS-UBI, Miguel Castelo-Branco, que já liderou a organização, integra os órgãos sociais da SPSim, como presidente do Conselho Fiscal.


A SPSim tem como objetivo “impulsionar, difundir, desenvolver e promover a investigação e o ensino nas ciências da saúde com recurso a simulação, através da dinamização de atividades de divulgação científica e de apoio à aplicação desta prática formativa”, pode ler-se no comunicado da universidade.

“A UBI tem tido um papel ativo na SPSim, tendo sido uma das impulsionadoras da sua criação”, sublinha a universidade, acrescentando que “o recurso à simulação na formação dos alunos é uma das componentes do modelo pedagógico inovador implementado no mestrado integrado em Medicina da FCS-UBI”.

Desta estratégia faz parte o LaC – Laboratório de Competências, que privilegia a simulação, nos seus diferentes níveis, como metodologia de ensino e aprendizagem que cria a ponte entre o ensino pré-clínico e a prática profissional.