Alexandre Pereira é o novo presidente do Rancho Folclórico da Boidobra

Alexandre Pereira, e os restantes novos órgãos sociais, assumiram o mandato à frente do Rancho Folclórico da Boidobra, que se encontrava em comissão administrativa desde novembro, devido à falta de listas candidatas.

A lista foi aprovada por unanimidade, com 14 votos a favor.


Em declarações à RCC, o novo presidente da associação, Alexandre Pereira, salientou que o principal objetivo da associação é “focar-se nas artes e tradições da Boidobra”, destacando a “dinamização do grupo de folclore” e “algumas atividades desportivas”.

Relativamente a estas atividades, Alexandre Pereira avançou que irão ser realizados “passeios de cicloturismo adaptados a todas as idades, com circuitos diferenciados para crianças e pessoas com mais capacidade física”.

Outro dos objetivos da associação passa por “manter as atividades de bandeira”, como a Festa das Papas, o Festival de Folclore e o Cantar das Janeiras.

Quando questionado sobre o porquê de não ter apresentado lista mais cedo, o presidente da direção avançou que “não existia uma pessoa que quisesse assumir os destinos da associação”, frisando que “as associações envolvem perder tempo e deixar as famílias para trás em algumas situações”, algo que considera “limitar um pouco a iniciativa das pessoas”.

As expectativas para este mandato são “muito elevadas”, sublinhou Alexandre Pereira, relembrando, no entanto, que “os recursos humanos são muito limitados atualmente”.

“Os apoios vão vindo, mas nós temos de trabalhar muito para conseguir manter esta associação. Os dois museus têm despesas muito elevadas, mas penso que rapidamente conseguiremos motivar e trazer mais pessoas para cá, para que consigamos desenvolver os objetivos que queremos para toda a associação e para a vila da Boidobra”, vincou ainda o novo presidente do Rancho Folclórico da Boidobra.

A lista A, encabeçada por Alexandre Pereira, foi a única que se apresentou às eleições para os órgãos associativos para o biénio 2023/25.

A tomada de posse teve lugar ontem, dia 24, em reunião extraordinária da Assembleia Geral.