Uma equipa constituída por quatro alunas do Mestrado Integrado em Medicina da UBI alcançou o segundo lugar numa competição em que participaram diversas escolas médicas nacionais. O grupo, denominado “Epidoctors”, é constituído pelas estudantes Diana Chaves, Sofia Fialho, Filipa Sousa e Rafaela Ferreira.
A prova é uma iniciativa inovadora, criada pela SESAM – Society for Simulation in Europe, que proporciona aos alunos de faculdades de medicina a possibilidade de desenvolver e aperfeiçoar as suas competências técnicas e não técnicas através da competição em diferentes cenários de simulação médica de alta fidelidade.
A simulação na prática clínica é uma das vertentes privilegiadas no LaC – Laboratório de Competências da Faculdade de Ciências da Saúde, no ensino pré-clínico, e o desempenho de estudantes da FCS na final da competição demonstra a sua relevância para o sucesso da aprendizagem. A “Epidoctors” teve um comportamento de grande relevo, tendo realizado de forma exemplar as provas da competição.
A final, que implicava lidar com um cenário simulado de elevada complexidade, foi disputada com a equipa representante da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). As “Epidoctors” ficaram em segundo lugar, após uma renhida e difícil prova.