Confraria da Cherovia e Panela no Forno: Novo livro e curta-metragem são projetos para 2023

Na tomada de posse dos órgãos sociais da Confraria Gastronómica da Cherovia e Panela no Forno da Covilhã, o presidente da direção, Eduardo Cavaco, avançou que irá ser lançado um segundo livro, “muito sui generis”, que “vai buscar um pouco da tradição de cinco freguesias do concelho da Covilhã”, algo que considera “um projeto muito inovador”.

“Extraordinária” foi o adjetivo escolhido por Eduardo Cavaco para caracterizar a renovação de 80% no novo mandato.


“É esta dinâmica que temos de incutir ao nosso associativismo, porque, caso contrário, ele definha”, realçou o presidente da direção, frisando que “não podia estar mais contente e positivo para este mandato, que se adivinha de muito trabalho, mas, ao mesmo tempo, muitas concretizações e realizações”.

Na tomada de posse, que teve lugar ontem, dia 9, Eduardo Cavaco revelou que o objetivo para o biénio 2023/25 é “dar continuidade ao excelente trabalho que a confraria tem vindo a desenvolver, potenciar e dinamizar a rota da cherovia e realizar mais um capítulo da festa da confraria”.   

Em declarações à RCC, o chanceler da confraria revelou ainda que irá ser lançada uma curta-metragem, com 27 minutos, que aborda “histórias, lendas e alguma parte gastronómica das freguesias mencionadas no livro”.

Relativamente à agenda para os próximos tempos, Eduardo Cavaco avançou que está previsto o lançamento do livro e da curta-metragem e um segundo almoço gastronómico, que visa “elevar o nome da Covilhã a atividades de outras confrarias”.