Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco adere ao CeCAFA

O pedido da Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco (ADACB) para aderir ao Centro de Competências para Agricultura Familiar e Agroecologia (CeCAFA) foi aprovado por unanimidade na Assembleia Geral da associação.

De acordo com a nota de imprensa, esta adesão “permite a concretização de ações e projetos comuns de acordo com a agenda de Investigação e Inovação 2022/2030”, como “contribuir para uma transição justa e inclusiva dos agricultores/as familiares para um Sistema Alimentar Justo, Saudável e Respeitador do Ambiente”.


“Promover a afirmação do modelo agroecológico, nos seus aspetos ambiental, económico e social e a aposta em circuitos curtos de comercialização” é outros dos objetivos da associação com a adesão ao CeCAFA.

A ADACB pretende ainda “contribuir para o reconhecimento e promoção dos conhecimentos tradicionais agroecológicos” e “criar e apoiar dinâmicas que visem a valorização profissional, remuneratória, económica e social dos agricultores e agricultoras, bem como a sustentabilidade financeira, a renovação geracional das explorações agrícolas familiares em Portugal e o acesso à terra”.

A Assembleia Geral teve lugar na passada segunda-feira, dia 30.