Carmen Garcia hoje no Café Literário

A escritora Carmen Garcia, é a convidada do Café Literário de Fevereiro, a ter lugar hoje na Biblioteca Municipal da Covilhã, a partir das 21:00. Esta edição do evento conta com moderação de Sílvia Ferreira.

Enfermeira, de 36 anos, com dois filhos, um deles surdo profundo com implante coclear, vem à Covilhã partilhar as suas histórias e as histórias dos seus livros.


Trabalhou durante onze anos num hospital do SNS, sempre na área dos Cuidados Intensivos. Em 2021, deixou a carreira hospitalar e passou a dedicar-se apenas à enfermagem na área que mais a apaixona: a Geriatria.

Autora da página “a mãe imperfeita”, tem mais de 180 mil seguidores no Facebook e mais de 96 mil no Instagram. É a enfermeira imperfeita no Twitter (22 mil seguidores).

Colunista do jornal Público, é autora da coluna “Tanto faz não é resposta”, que sai todos os domingos no caderno P2.

Autora de dois livros infantis bestseller em Portugal: “Uma lição de amor” e “Uma lição vinda do mar”, que falam, respetivamente, sobre a inclusão e sobre a poluição dos oceanos. Membro do painel do podcast Dia de Reflexão.

Vem apresentar a sua mais recente obra “A última solidão”.

“Através de personagens ficcionadas, como a Margarida, o Custódio, a Maria do Rosário ou o Zezinho, e à luz da sua experiência em lares, Carmen Garcia escreve sobre velhos, que são os nossos, ou que um dia, se tivermos sorte, seremos nós, com um amor, uma ternura e uma crueza que por vezes nos choca, nos enternece e que nos obriga a pensar no fim da vida e na forma como tratamos e pensamos os nossos velhos”, relata a biblioteca.

Frisa que se trata de “um livro que prende do princípio ao fim, pelo relato sincero e honesto, visto pelos olhos de uma enfermeira, que embora jovem, revela uma grande maturidade e uma paixão num assunto vital e tão menosprezado em Portugal”.

Amanhã a autora participa na ação “Trocado para Miúdos”, que decorre nos estabelecimentos escolares do concelho e na Biblioteca e é direcionada à comunidade educativa, envolvendo mais de 250 alunos.