Esqui Alpino: 2 covilhanenses no Campeonato do Mundo

Os covilhanenses Ricardo Brancal e Manuel Ramos são dois dos quatro atletas que Portugal leva ao Campeonato do Mundo de esqui alpino, que decorre em Courchevel e Méribel, França. A equipa portuguesa integra ainda Baptiste Araújo e Ariana Ribeiro.

Os esquiadores lusos competem nos Alpes franceses entre os dias 16 e 19, Ricardo Brancal e Baptiste Araújo apenas na prova de slalom, dia 19, e os estreantes Manuel Ramos e Ariana Ribeiro também em slalom gigante.


Segundo do presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP), Pedro Flávio, o objetivo da comitiva portuguesa é conseguir melhorar a prestação de edições anteriores e o desempenho individual dos atletas, disse, em declarações à Agência Lusa.

Com quatro presenças em campeonatos do mundo no currículo, além da participação nos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim2022, o covilhanense Ricardo Brancal, 26 anos, é o mais experiente, mas vem de uma paragem prolongada, por não ter conseguido conciliar o trabalho e os treinos, e considerou não ter os dias de neve suficientes para competir no slalom gigante.

O também covilhanense Manuel Ramos, de 20 anos, estreia-se no Campeonato do Mundo em absolutos.

Ariana Ribeiro é a primeira a entrar em prova, em 16 de fevereiro, na prova de slalom gigante. No dia seguinte compete Manuel Ramos, na mesma disciplina, em que se sente mais confortável.

A atleta feminina volta à pista dia 18, para a competição de slalom, e os três esquiadores masculinos terminam a participação dia 19, onde disputam a presença de apenas um na final de slalom.