“Histórias entre Ribeiras”: Percurso pedestre visita história industrial da Covilhã

“História entre Ribeiras” é o nome da rota pedestre que a Câmara Municipal da Covilhã está a criar, com o objetivo de tornar os vales da Ribeira da Carpinteira e da Ribeira da Goldra “mais visitáveis do que atualmente são”, disse o vereador José Miguel Oliveira, na reunião pública da autarquia.

Segundo explicou trata-se de um projeto “estruturante”, que envolve também o Museu de Lanifícios e o New Hand Lab, em que será feita a recuperação de alguns estendedouros, podendo englobar intervenções artísticas na área do design, “potenciando e criando uma oferta turística ao nível do concelho”, vincou.


O percurso terá uma rota circular, com início junto às Poldras, junto à antiga Adega Cooperativa, entrando no Vale da Carpinteira, fazendo a ligação ao Vale da Ribeira da Goldra através do Parque da Floresta, passando por vários pontos de visitação ao longo do percurso, contando a história industrial da cidade, “potenciando desta forma o turismo industrial”, sublinhou ainda José Miguel Oliveira.

O vereador detalhou que para a criação da rota estão a ser recuperados diversos pontões, sendo esta a obra física de maior vulto.

O projeto tem financiamento no âmbito do programa “Regenerar Territórios”, do Turismo do Centro, avançou ainda José Miguel Oliveira.

A ratificação do despacho de Vítor Pereira, presidente da CMC, para aprovação do projeto de arquitetura e despesas foi ratificado por unanimidade na reunião de câmara de segunda feira, dia 27.

Foto: Manuel Manso Nunes