Homem que matou ex-namorada à machadada no Teixoso condenado a 21 anos de prisão

O Homem que matou a ex-namorada à machadada, no Teixoso, foi condenado esta quarta-feira a 21 anos de prisão. O crime aconteceu em fevereiro de 2022.

Susana Sousa, de 41 anos, foi atacada na sua própria casa, pelo ex-namorado Igor N, então com 25, e morreu nove meses mais tarde na sequência dos ferimentos sofridos, numa altura em que já decorria o julgamento. A vítima já tinha, quando ainda mantinham uma relação, sido agredida e ameaçada de morte pelo arguido.


O agressor, à data do crime funcionário de uma agência funerária e canalizador, assegurou ao tribunal que nunca quis matar a ex-namorada. A garantia não convenceu, porém, o coletivo de juízes que o julgou.

“A barbaridade das agressões, o instrumento (machado/malho) usado na perpretação das agressões; as partes do corpo atingidas (o crânio e a face); a violência das agressões, isto é, a força aplicada ao machado/malho, evidentemente aliado ao seu peso e envergadura, bem como a multiplicidade dos golpes (x4) são as evidências mais acabadas de que o arguido agiu com a intenção de tirar a vida”, referem, no acórdão, os magistrados.

Os juízes lembram ainda que, para cometer o crime, Igor N. arrombou a porta da habitação de Susana Sousa, tendo, após o ataque, fugido do local no carro da ex-namorada sem lhe prestar auxílio e ligado a uma amiga desta a “anunciar” que a matara.

“O arguido agiu de forma premeditada, numa atitude de ressabiamento face à rejeição por parte da vítima em dar continuidade à relação de namoro”, sublinham os magistrados.

Além de homicídio qualificado, Igor N. foi ainda considerado culpado dos crimes de furto e de violência doméstica. O arguido foi ainda condenado a pagar 205 mil euros aos três filhos de Susana Sousa, cerca de 870 euros ao Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira e 50.580 euros ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.