Mobilidade Covilhã: Zonas de estacionamento pago votadas amanhã na reunião de câmara

As zonas de estacionamento pago no Sistema de Mobilidade da Covilhã, que ontem começou a sua primeira fase de funcionamento, vão ser votadas na reunião privada da Câmara Municipal que decorre manhã, sexta-feira.

O anúncio foi feito por Hélio Fazendeiro, que por delegação de Vítor Pereira detém este dossier na autarquia, durante uma sessão de esclarecimento sobre a mobilidade que decorreu ontem.


Reiterou que no total haverá mil lugares de estacionamento pago, entre silos auto e estacionamento à superfície, distribuídos por 3 zonas da cidade.

“O número de estacionamento total que está em causa são mil lugares, entre silos e o estacionamento de superfície, e, também já foi informado pela autarquia e empresa que se está a falar de no máximo 450 lugares à superfície, que serão marcados numa bolsa de estacionamento que está proposta para aprovação na reunião privada da CMC de dia 3”, disse o chefe de gabinete do presidente da câmara.

Especificou que na zona 1, o Centro Histórico, irão manter-se os mesmos lugares pagos que existiam em 2019, frisando que dos 910 lugares que existem, serão taxados 148 à superfície.

Na zona 2, junto Tribunal, Centro Comercial da Estação e PSP, foram identificados 648 lugares e serão taxados 72.

Na zona 3, Serra Shopping e ANIL, foram identificados 1.254 lugares e serão taxados 231 lugares, nomeadamente no Parque da Caixa Geral de Depósitos, junto a lojas na Avenida da Anil e na avenida do Serra Shopping.

Explica que nestas bolsas há lugares que estão a amarelo, para que, em caso de indisponibilidade de lugares taxados motivada por obras, por exemplo, a concessionária possa fazer ajustes temporários, garantindo, que o número total nunca ultrapassará os 450.

Explicou ainda que no contrato rubricado existe um erro de escrita, quando se refere mais de mil lugares à superfície, vincando que este está descrito nos esclarecimentos ao contrato, uma vez que um dos concorrentes pediu explicações sobre a matéria e é explicito que são mil lugares no total.

Hélio Fazendeiro sublinhou, ainda, que a filosofia por trás do estacionamento pago não é a “punição ou arrecadar receitas”, mas sim disponibilizar lugares junto aos espaços de serviço e comércios.

Referir que nesta matéria foi ainda garantido que os preços a pagar, tanto nos silos como no estacionamento à superfície, que começam a ser pagos em maio, são os mesmos de 2019. Foi ainda sublinhado, que a primeira meia hora de estacionamento será grátis nos silos auto. Para residentes o estacionamento é gratuito para o primeiro carro, o segundo paga 15 euros/ano e o terceiro 30 euros/ano.

De resto as preocupações com o estacionamento motivaram a maioria das intervenções na sessão de esclarecimento que decorreu ontem, ao final do dia, no auditório da ANIL.

No início da sessão, Vítor Pereira, presidente da Câmara, recordou que o sistema entra em funcionamento de forma faseada, com o grande objetivo de “responder de forma eficaz e pronta”, centrando o sistema nas pessoas e procurando que quer as famílias, quer as empresas, “tenham o menor custo possível”, vincando que o objetivo é que ele “não custe mais do que aquilo que custava em 2019”.

O autarca sublinha que é um sistema “revolucionário e inovador”, que não vai custar mais à autarquia do que o que existia em 2019.

Recorda que de forma integrada tem outros serviços, nomeadamente a mobilidade suave, e, entre outros, prevê a modernização dos abrigos de passageiros e a manutenção, conservação e reparação dos elevadores e funicular.

Nesta sessão esteve Hugo Oliveira, em representação da Autoridade de Mobilidade e Transportes, AMT, que teceu elogios à opção da Covilhã, destacando o caráter “inovador e integrador” da opção escolhida pela autarquia, que tem vários modos de transportes no mesmo modelo, o que permite “potenciar os efeitos benéficos das várias componentes”, permitindo “uma visão de conjunto para o utilizador”, disse

Destaca o sistema tem “várias virtualidades” e frisa que “uma das razões que levou ao parecer favorável da AMT é o facto de ter mecanismos de controlo e fiscalização muito apertados”, frisando que autarquia pode ter “uma gestão próxima e exigente do contrato” e desta forma garantir que o serviço seja, “fiável, seguro e pontual, o que facilita a intervenção da AMT enquanto regulador”.

Sérgio Soares, CEO da Transdev, empresa concessionária, frisa que do ponto de vista do operador a expectativa é grande, salientando que aqui “tem a oportunidade de mostrar o que sabe fazer”, oferecendo um serviço amplo, dando também condições aos que trabalham na empresa.

Para o responsável, com este sistema a Covilhã “é pioneira” e tem “a coragem” de oferecer um conjunto de serviços que fora das grandes cidades, como Lisboa e Porto, não existe. Algo que, espera, seja a norma dentro de 5 a 10 anos e que permite fazer o que é necessário, “deixar o automóvel em casa”, sublinhou

Recordar que o sistema de mobilidade da Covilhã vai entrar em funcionamento de forma faseada.

Dia 1 entrou em funcionamento a parte de transportes urbanos, com uma nova carreira até à serra da Estrela, um serviço que entrará em funcionamento em pleno em junho, com a alteração de rotas e entrada em funcionamento de novos autocarros. Uma altura escolhida por se estar em férias escolares.

À data de hoje todos os elevadores estão funcionais, o funicular aguarda licença e entrará em funcionamento em março.

Em maio inicia-se a fase de estacionamento na sua nova configuração e a chegada gradual dos novos veículos, sendo que 50% serão totalmente novos, garante a empresa. Em junho a rede ficará completa.

Recordar que neste sistema os estudantes do ensino secundário e do ensino superior viajam de forma gratuita nos autocarros da Covilhã Mobilidade. Os estudantes terão também viagens gratuitas em elevadores, funiculares e 8 minutos de utilização gratuita diária em bicicletas e trotinetas.

Em elevadores e funiculares os residentes, estudantes e seniores com mais de 65 anos vão poder viajar gratuitamente.

No estacionamento os residentes têm estacionamento gratuito para um carro, seja à superfície ou em silo-auto e para todos os utilizadores dos silos auto, os primeiros 30 minutos de estacionamento são gratuitos. Residentes e trabalhadores do comércio tradicional têm direito a 30% de desconto nos silos auto.

Também os detentores de passe mensal da Covilhã Mobilidade beneficiam de um desconto de 30% na avença dos silos auto.