Número de comboios entre a Covilhã e Fundão vai aumentar no próximo ano

As ligações por comboio entre a Covilhã e o Fundão vão aumentar no final do primeiro semestre de 2024, anunciou hoje Vítor Pereira durante a reunião pública da Câmara Municipal da Covilhã.

O reforço das ligações regionais na Beira Interior, no eixo Guarda, Covilhã, Fundão, Castelo Branco, é uma reclamação antiga que foi relembrada ao Secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, na sexta-feira, dia 24, em reunião que este manteve com os presidentes da camara da Covilhã e Fundão


Uma ideia que o governante acolheu, avançou Vítor Pereira. Segundo frisa há o compromisso de “dar início a uma experiência piloto”, com ligações por automotora entre a Covilhã e Fundão, com horários ajustados e intercalados com os comboios já existentes, de forma a serem consentâneos com o trabalho e escolas, “para dar resposta ao desígnio de se poder deixar o carro em casa”, referiu Vítor Pereira.

O presidente da Câmara Municipal da Covilhã refere que o Secretário de Estado “ficou entusiasmado com a ideia”, vincando que “se resultar pode ser alargada e ser um serviço alternativo para ligar a Beira Interior”.

Na reunião com o Secretário de Estado o IC6 também foi tema, disse ainda Vítor Pereira.

Realçando a importância da ligação desde o nó da Folhadosa, onde se encontra, até à Covilhã, o autarca destaca que era importante para a região que pelo menos o troço “entre o parque industrial do Tortosendo e as Pedras Lavradas avançasse”.

O autarca relembra que “este seria menos oneroso e com menos impacto ambiental uma vez que não entra no Parque Natural da Serra da Estrela”. “O IC6 é a última via de desencravamento da Beira Interior e deixámos isso bem vincado ao Governo”, disse.

Foto António Gonçalves