“Rede Interior” lança APP com propostas turísticas e culturais para a região

O projeto Rede Interior – Arte e Cultura em Rede, promovido pela companhia covilhanense ASTA, criou um aplicativo que convida os visitantes a circularem pelos sete municípios do projeto, Belmonte, Covilhã, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Manteigas e Seia, apresentando propostas turísticas e culturais.

Segundo a ASTA, a APP, com o mesmo nome do projeto, “quer ser o braço direito dos turistas na descoberta do território”.


Explica a iniciativa visa a “criação de conteúdos digitais universais acessíveis a todos os que visitam o território, proporcionando, assim, experiências marcantes e diferenciadoras”.

Com enfoque em sete monumentos deste território, nomeadamente o Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere, em Manteigas, o Museu da Covilhã, o Museu dos Descobrimentos, em Belmonte, o Centro Interpretativo, em Fornos de Algodres, a Casa da Vivência Judaica, em Gouveia e o Museu do Brinquedo em Seia a APP guia os visitantes que podem, assim, “ficar a saber tudo sobre cada uma destas atrações turísticas identitárias, mas também mais sobre cada um destes concelhos, encontrando, ainda, uma mão cheia de outras curiosidades”, explica a nota de imprensa.

Terão ainda acesso a um QRcode que lhes permitirá, através da APP, aceder a um vídeo sobre os 7 monumentos e os 7 concelhos.

A APP quer também desafiar os turistas a circularem pelos 7 municípios da Rede Interior. Assim em cada monumento, o turista vai ficar a saber qual o monumento mais perto do local em que se encontra para visitar.

“A aplicação assume um caráter itinerante de visitação aos sete monumentos de cada Município, o que incentiva o turista (sobretudo famílias e grupos que realizam short-breaks) a permanecer no território mais do que um dia contribuindo para a aumento do número de dormidas na região”, resume a ASTA.

A APP é gratuita e compatível com formatos Android e IOS. Tem versão em inglês e espanhol e os conteúdos multimédia têm legendas disponíveis, “conseguindo-se, assim, uma linguagem plural e inclusiva”.

Recorde-se que o projeto Rede Interior é cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, tendo como entidade líder executora a ASTA – Teatro e Outras Artes, e como entidades parceiras os municípios de Belmonte, Covilhã, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Manteigas e Seia.