Sindicato dos Enfermeiros Portugueses ameaça com greve no CHUCB

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses acusa o CHUCB de não estar a aplicar “corretamente” a lei que contabiliza o tempo de serviço dos enfermeiros, a denominada lei dos pontos, o que penaliza 200, dos cerca de 400, enfermeiros da instituição.

Um grupo de enfermeiros protestou hoje à entrada da instituição, durante uma greve de duas horas, para exigir à administração a “correção desta injustiça”, disse Conceição Rodrigues, coordenadora regional do SEP, aos jornalistas.


“Aquilo que está a acontecer aqui no CHUCB é o aprofundamento de injustiças e de desigualdades”, referiu, acusando a administração do CHUCB de não responder aos pedidos de reunião feitos pelo sindicato, com o objetivo de “ajudar” a esclarecer situações relativas à aplicação do decreto que “não é muito claro”, frisou a sindicalista.

Conceição Rodrigues explica que é preciso que “as situações que ainda não estão resolvidas e que vêm aprofundar as injustiças entre enfermeiros (…) sejam efetivamente tratadas e resolvidas para que de, uma vez por todas, a casa fique arrumada”, disse.

Anunciou ainda que se o CHUCB não marcar uma reunião para discutir estes assuntos, os enfermeiros avançam para uma greve de um dia, a 17 de fevereiro.