UBI: Prémio de Mérito Duarte Simões entregue a diplomada em Design Industrial

Inês Pereira Lopes, diplomada em design industrial pela UBI é a vencedora da primeira edição do Prémio de Mérito Duarte Simões, promovido pelo Rotary Club da Covilhã, com a dissertação intitulada “Mobiliário infantil direcionado a crianças com Perturbações do Espectro do Autismo”, realizado no âmbito do 2.º Ciclo/Mestrado em Design Industrial da Universidade da Beira Interior (UBI).

Em publicação na sua página oficial a UBI revela que o júri considerou a proposta “de extrema relevância para a sociedade e enquadrada numa das áreas principais de enfoque do Rotary, que é a educação e a ação social”.  Informa, ainda, que este “cumpre a premissa onde se defende que ‘nenhuma menina fique para trás’, com base no lema rotário de 2021/2022, ‘Servir para Transformar Vidas’”. 


Inês Pereira Lopes explica que a dissertação “foi direcionado para a área do Design Inclusivo, através da conceção de uma linha de mobiliário com o foco nas crianças com Perturbações do Espectro de Autismo (PEA), com idades entre os dois e os seis anos”. Neste âmbito, foi projetado um conjunto de cinco elementos: uma cama, uma tenda, um ‘puf’ sensorial, uma cadeira giratória e uma piscina de bolas sensorial.

Para chegar ao resultado final, a estudante da UBI recorreu à metodologia do Designer Bruno Munari, tendo incluído investigação, pesquisa de campo, revisão literária, entrevistas e inquéritos de recolha de dados e posterior organização e análise.

O trabalho premiado foi realizado em parceria com a empresa Burel Factory e teve a orientação dos docentes João Paiva Monteiro e Alexandre Gramacho Guerreiro.

Foram ainda atribuídas duas menções honrosas a Catarina Castelo Maia (Mestrado Integrado em Medicina), com o trabalho “Disfunção tiroideia em grávidas de alto e baixo risco numa região com défice de iodo (Beira Interior)” e a Rafaela Fernandes Marrocano (2.º Ciclo em Psicologia Clínica e da Saúde com o trabalho), com “Envelhecimento cognitivo, prevenção e intervenção no deterioro cognitivo e demência de adultos idosos sem alfabetização”.