UBI com nova licenciatura em Engenharia Mecânica Computacional

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai ter disponível, a partir do ano letivo 2023/2024, um novo curso de 1º Ciclo/Licenciatura em Engenharia Mecânica Computacional.

“Os alunos vão ter a oportunidade de obter uma formação especializada na área da mecânica, recorrendo a recursos computacionais avançados e novas tecnologias”, pode ler-se em nota de imprensa.


O objetivo consiste em “dotar os alunos da capacidade crítica de avaliar as potencialidades e limitações das ferramentas computacionais e selecioná-las de acordo com o problema em questão”. Além disso, o curso também visa “capacitar os alunos para atuar no desenvolvimento ou melhoria do desempenho de produtos e sistemas através de técnicas de otimização computacional”.

Segundo o presidente de Departamento de Engenharia Eletromecânica, Pedro Dinis Gaspar, “a evolução tecnológica, os novos padrões de produção e conceção de produtos e sistemas exigem uma formação inovadora e alinhada com os novos paradigmas da indústria 4.0 e dos “digital twins”.

De acordo com a instituição, “a componente computacional do curso permite aos alunos estarem preparados para atuar nestes novos cenários, com conhecimento alargado de ferramentas computacionais nas diferentes fases do processo de conceção, projeto e produção, incluindo desenho, programação, dimensionamento computacional e aplicação de princípios de estática, dinâmica, termodinâmica e mecânica dos fluidos”.

“Num mundo cada vez mais digital, perspetiva-se que os licenciados em Engenharia Mecânica Computacional terão excelentes perspetivas de carreira, podendo atuar em diferentes áreas com conhecimento alargado de ferramentas computacionais”, refere ainda a nota de imprensa.