A Covilhã foi a cidade escolhida para a realização da 9ª edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, cujo tema central – “Inspirar. Criar. Tecer novos caminhos para o turismo interno” – se inspira no seu ADN, anunciou hoje o Turismo Centro de Portugal, durante a apresentação do Fórum, que anteriormente se realizou em Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria, Guarda, Castelo Branco, Caldas da Rainha e Tomar.
“O tecer novos caminhos para o turismo interno é porque estamos na cidade criativa do design com uma história intrínseca ligada aos lanifícios e arte urbana e por isso escolhemos este tema”, foi realçado durante a conferência de imprensa.
Ao longo de três dias profissionais e especialistas do setor irão participar nas diversas atividades propostas no programa, que passam por conferências, mesas redondas, painéis de debate, visitas guiadas à região, percursos pedestres, tendo como denominador comum o debate em torno do turismo interno, e das potencialidades do destino Portugal, em geral, e do seu interior em particular.
A escolha da Covilhã preconiza uma “estratégia de descentralização”, dando, assim, “um contributo líquido para a discussão da importância que é o mercado interno”, frisou Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, durante a apresentação do evento aos jornalistas.
O responsável destaca que em 2022 foi o turismo interno que alavancou os números registados no Centro de Portugal.
“Só para se ter uma ideia, o Centro de Portugal registou 4 milhões 409 mil dormidas de residentes e cerca de 2,7 milhões de não residentes, vincando que “se faltasse um argumento para discutir a importância do mercado interno no turismo, era fácil encontrar a partir destes dados estatísticos”.
Para além do mercado interno, no Fórum haverá ainda um “piscar de olho” ao mercado espanhol, aqui ao lado e ainda mais próximo com o IC31, disse Pedro Machado, considerando-o “o mercado interno alargado” a que é preciso dar atenção, vincando que “há aqui, ainda, um caminho a percorrer”.
Durante este Fórum a Covilhã quer mostrar as suas potencialidades aos congressistas, avançou o vereador com o pelouro do turismo na Câmara Municipal da Covilhã.
“Temos feito uma aposta sustentada no âmbito do turismo, nos últimos 9 anos, que tem dado frutos”, disse o autarca, frisando que se regista um “aumento da procura quer ao nível de unidades hoteleiras, da restauração, quer ao nível da criação de outros produtos associados ao turismo industrial e ao turismo de natureza”.
José Miguel Oliveira frisa que o objetivo é mostrar a Covilhã e a Serra da Estrela de inúmeras maneiras, “com visitação aos miradouros e à sua beleza natural, mas sem esquecer a Serra da Estrela gastronómica, da transumância, do passado industrial e das veredas percorridas pelos seus trabalhadores”. “Venham conhecer a Covilhã, as suas fábricas, a sua arte urbana e os seus encantos”, desafiou.
Referir que a maioria das atividades no âmbito do “Vê Portugal – 9.º Fórum de Turismo Interno”, irão decorrer no Teatro Municipal da Covilhã.
Consulte o programa completo e fichas de inscrição AQUI