Investigadores da UBI premiados no Concurso S4Agro

João Pedro Faria e Martim Lima de Aguiar, investigadores do Departamento de Engenharia Eletromecânica da Universidade da Beira Interior (UBI), foram premiados no concurso inserido no Congresso Internacional S4Agro, foi hoje anunciado pela universidade.

Segundo explica a UBI o concurso consistiu em dar resposta a desafios lançados por empresas do setor agroalimentar.


“Diminuir a quantidade de pesticida aplicado, aumentando, em simultâneo, a eficácia do processo enquanto se promove a sustentabilidade ambiental foi o ponto de partida do projeto de João Pedro Faria que, desafiado pela empresa Space Value Unipessoal, desenvolveu um Sistema Autónomo para a Monitorização de Insetos”

Já Martim Lima de Aguiar explorou as características da casca de laranja, para a criação de uma Embalagem Biodegradável para Snacks, desafio lançado pela empresa Soresa.

“Rica em amido, celulose e pectina, particularidades que a tornam num ótimo agente aglutinante, a casca de laranja contém também limoneno, um agente natural que inibe o desenvolvimento de micróbios, fungos e vírus. Com base nestes atributos, o investigador desenvolveu uma embalagem biodegradável e compostável, através de um processo simples e económico, que utiliza a casca de laranja para aglutinar subprodutos da exploração do amendoal, olival ou souto”.

Os prémios, no valor de 2.500 € por equipa (20 mil euros no total), foram entregues na cerimónia do congresso, que teve lugar no Cine Teatro Avenida, em Castelo Branco, nos dias 2 e 3 de março.