Banda da Covilhã aprova contas e apresenta projetos para 2023

Com um saldo positivo de cerca de 2.700 euros no exercício, a Associação Recreativa Musical Covilhanense, Banda da Covilhã, aprovou por unanimidade o relatório de atividades e as contas do ano passado, na reunião da assembleia geral, que teve lugar no último sábado.

“Um número muito satisfatório”, disse José Eduardo Cavaco, presidente da coletividade, que “espelha a atividade que foi desenvolvida”.


“Houve muito trabalho, muitas equipas envolvidas em múltiplos projetos, com um acréscimo de receitas e despesas. É sinal que nesta coletividade, tudo o que entra se procura justificar em prol da formação e da música e, por isso, chegar ao final do ano com saldo positivo e sem dividas deve ser motivo de orgulho”, sublinhou.

José Eduardo Cavaco realça que o grande objetivo da banda continua a ser a sua Academia de Música, atualmente com cerca de 120 alunos e que pode chegar aos 200. Uma atividade que, para além proporcionar a formação na área da música a todas as crianças que a procuram, tem também como objetivo formar elementos para integrarem a própria banda, colmatando assim as saídas que ocorrem.

O responsável frisa que há lista de espera, principalmente de crianças que não têm possibilidade de pagar, e por isso lançaram a campanha para angariar mecenas, “para que nenhuma criança fique de fora”, realça.

Para 2023 apresenta um orçamento de cerca de 171 mil euros com múltiplas iniciativas, muitas delas já bandeira da Banda e que terão a sua continuidade.

Para além da Academia de Música, que continua a ser bandeira, o presidente destaca o “regresso dos grandes estágios da banda sinfónica, com o apoio da Banda Sinfónica Portuguesa, que irá ocorrer em outubro”, com concerto agendado para dia 8 desse mês.

O grande concerto de verão da Banda da Covilhã é outro dos destaques, para além de outras atividades culturais/recreativas como o “Até os Santos Dançam”, que irá decorrer no mês de junho, e o Festival da Cherovia que terá lugar no centro histórico em setembro.

A Parada Musical em homenagem a Joaquim Garra, que habitualmente tem lugar a 10 de junho, face a uma candidatura apresentada, este ano irá decorrer no dia mundial da música, a 1 de outubro, prevendo-se a presença de “centenas de músicos filarmónicos na Covilhã”.

Referir que durante a assembleia geral o presidente do órgão, exortou os elementos dos órgãos sociais a angariar mais sócios. “A nossa associação merece muito mais gente”, sublinhou.