EPABI: Centro Qualifica entrega 40 diplomas a adultos da região

O Centro Qualifica da Escola Profissional de Artes da Covilhã (EPABI) entregou esta quinta-feira, 9 de março, os diplomas de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) a 40 adultos da região.  

Ana Carina Lopes, coordenadora do centro, que existe desde 2016 na Escola Profissional de Artes da Covilhã (EPABI), frisa que ali se fazem certificações escolares para pessoas que abandonam os estudos e não têm o 4º, 6º, 9º ou 12º ano, fazendo também certificações profissionais, que neste caso se aplicam “a quem tem experiência de trabalho, mas não tem essa certificação”, disse, dando o exemplo de técnico de ação educativa, uma das certificações ali realizadas, para quem há vários anos exerce a profissão.


A coordenara frisa que, apesar do boom inicial de certificações que se verificou, há ainda muita procura, o que significa que o público continua a dar valor à qualificação, o que considera uma mais-valia.

“Nos últimos anos não foi com tanta procura como foi no tempo das novas oportunidades, mas as pessoas dão cada vez mais valor à formação e à qualificação. Nós acreditamos que é uma mais-valia as pessoas apostarem na formação e na qualificação, quer escolar como profissional”, disse

Ana Carina Lopes falava à margem da entrega de diplomas, salientando que neste processo, “há sempre alguém a começar” vincando que cada caso é um caso e que cada formação se realiza ao ritmo de cada um, desafiando os interessados a procurarem o centro e a esclarecerem todas as dúvidas.

“Não esperamos que haja um número mínimo de pessoas para avançar, a pessoa pode vir. São processos, acima de tudo individuais muito personalizados, portanto, se a pessoa quer apostar na formação, basta fazer a inscrição e nós fazemos um diagnóstico e um encaminhamento, podendo começar de imediato”, frisou a coordenadora do Centro Qualifica.

O Centro Qualifica desenvolve processos de qualificação para adultos, acima dos 23 anos de idade e, caso tenham uma idade inferior a 23 anos, devem comprovar que já tiveram no mínimo três de experiência profissional.