Festival da Canção/Bandua: Dupla do covilhanense Edgar Valente sem acesso à final

Bandua, dupla constituída por dois elementos da Beira Baixa, Edgar Valente, natural da Covilhã e Bernardo d’Addario (Tempura) luso-descendente com origem em Tinhalhas (concelho de Castelo Branco), não conseguiram lugar na final do Festival RTP da Canção, onde defenderam o tema Bandeiras, composto propositadamente para o certame, depois de terem sido convidados pela organização.

A música é um original da dupla que também a interpreta. Os dois músicos tiveram percursos distintos, até se encontrarem neste projeto. Bernardo foi principalmente baixista em vários temas do cantor Lhast e também DJ, enquanto Edgar Valente ganhou reconhecimento nos Criatura, banda que começou em 2013 e que tem já dois álbuns editados.


Os Bandua juntam a eletrónica, o folclore tradicional português e o “downtempo berlinense” num só projeto. O primeiro álbum foi lançado em fevereiro de 2022, sendo que a maioria dos temas são recuperadas de antigas obras poéticas e musicais da Beira Baixa e da zona raiana e enriquecidas depois com novas tendências trazidas pelos próprios músicos.