Incêndios: Próximas assembleias comunitárias decorrem em Verdelhos e Gonçalo

Com o objetivo de “auscultar a população das freguesias em que a área ardida nos incêndios do verão ultrapassou os 10%”, a segunda ronda de assembleias comunitárias terá lugar nos dias 17 e 18, nas freguesias de Verdelhos e Gonçalo, respetivamente.

A iniciativa, promovida pelos Guardiões da Serra da Estrela, conta com a presença de elementos do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e Agência Portuguesa do Ambiente (APA).


A assembleia comunitária em Verdelhos irá realizar-se na sexta-feira, dia 17, na Sala de reuniões da Junta de Freguesia, entre as 18:20 e as 20:00.

Em Gonçalo, terá lugar no sábado, dia 18, no Auditório do Edifício Cultural de Gonçalo, entre as 16:00 e as 17:30.

Da ordem de trabalhos consta a apresentação dos participantes; conhecer as medidas de estabilização de emergência para cada freguesia no âmbito das Medidas de Estabilização e Emergência da zona ardida na Serra da Estrela do ICNF; e auscultar as preocupações e dificuldades sentidas pela população.

Recorde-se que o primeiro ciclo de assembleias comunitárias decorreu no passado dia 11, em Colmeal da Torre, e a primeira fase da iniciativa “é auscultar as principais dificuldades sentidas pela comunidade na sua atividade e envolvê-las na construção de soluções para o futuro”.

Estas Assembleias Comunitárias são alvo de um contrato-programa entre os Guardiões da Serra Estrela com o ICNF e o Fundo Ambiental.