IPSS: “Haverá boa taxa de aprovação” nas candidaturas ao PRR nas áreas afetadas pelos incêndios

Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão, disse esta quinta-feira no Peso que “há perspetivas de uma boa taxa de aprovação” nas candidaturas para o setor social, cujo aviso abriu para os 14 concelhos afetados pelos incêndios deste verão.

“Quanto ao aviso dos incêndios não tenho nem boas nem más notícias, porque ainda não as tenho”, começou por dizer, frisando que “é um aviso muito circunscrito para compensar os concelhos que foram mais penalizados pela tragédia dos incêndios no verão de 2022, acredito que vamos conseguir apoiar boa parte desses projetos, também como forma de dar um incentivo acrescido à economia local”, detalhou a governante.


Ana Sofia Antunes frisa que “só se podiam candidatar 14 concelhos no país inteiro, as candidaturas não são assim tantas e acredito que vamos conseguir ter uma boa taxa de aprovação”, sublinhou.

A secretária de Estado falava no Centro Social e Comunitário do Peso, durante a cerimónia de entrega de uma viatura elétrica.

Esta é umas das IPSS que no concelho da Covilhã, um dos afetados pelos incêndios, entregou candidatura a uma nova ERPI.

Rui Amaro, durante a sua intervenção na cerimónia, detalhou que o Centro adquiriu o terreno, tem o projeto pronto e com licença de construção emitida, falta somente o apoio.

“Uma necessidade” porque tem 107 pessoas em lista de espera e o apoio domiciliário também “está no limite”, disse.

“O nosso serviço está nos limites. Chegamos ao ponto de, quando as pessoas estão mais isoladas e não temos vagas em lar, vamos busca-las, passam aqui o dia todo e só às 20:00 ou 21:00 as vamos colocar na sua habitação”, disse.

Rui Amaro destaca a ajuda ao auxílio feito com o programa SOS. Neste caso as pessoas ficam com um dispositivo e quando têm um problema tocam e a equipa da noite do centro vai a suas casas.

A nova ERPI terá capacidade para 31 camas, mais 25 novas vagas em apoio domiciliário e 14 novos postos de trabalho, disse ainda o dirigente.