Nove anos depois a Associação de Diabéticos continua a crescer em serviços prestados

Nove anos após a sua fundação, a Associação de Diabéticos da Serra da Estrela, que tem sede na Covilhã, continua a crescer, em número de sócios e em serviços prestados à comunidade, disse, em declarações à Rádio Clube da Covilhã, o seu presidente Vítor Fazendeiro.

Destacando que a associação “está bem e recomenda-se”, detalha que apesar das dificuldades sentidas, que são comuns a todo o movimento associativo e se fazem sentir ainda mais nesta, uma vez que se trata de uma virada para a saúde, têm percorrido um caminho que “orgulha os órgãos sociais”.


O presidente da direção falava à margem do almoço comemorativo do 9º aniversário, que decorreu no Grupo Recreativo Refugiense, e que juntou na confraternização cerca de 70 elementos.

Avança que a associação sobrevive graças aos apoios da autarquia e das quotas dos associados. A Câmara Municipal da Covilhã apoia, ainda, com a cedência de um funcionário, em part-time, que permite ter a sede aberta todos os dias, vinca o dirigente.

A associação presta apoio aos diabéticos, “principalmente na formação, prevenção e aconselhamento”, com um departamento médico que “faz um trabalho louvável”, sublinha.

Um departamento que é constituído por 18 profissionais que trabalham de forma voluntária para a associação, frisa ainda o responsável.

A associação prepara-se para a realização do “grande evento de 2023”, detalha Vítor Fazendeiro, sublinhando a organização do III Congresso Nacional da Diabetes que vai decorrer na Covilhã a 6 e 7 maio. Terá lugar na Faculdade de Ciências da Saúde e irá reunir cerca de 400 pessoas.

A Associação de Diabéticos da Serra da Estrela conta com cerca 300 sócios. Vítor Fazendeiro salienta que, apesar de o espirito da associação ser trabalhar em prol desta patologia, mesmo os não diabéticos podem apoiar fazendo-se sócios.