Proteção Civil testa plano interno de emergência na Escola do Teixoso

O exercício atingiu plenamente os objetivos pretendidos. Foi desta forma que Luís Marques, Coordenador Municipal da Proteção Civil da Covilhã reagiu ao simulacro de incêndio que decorreu esta manhã na Escola Básica do Teixoso, uma ação que serviu, também, para celebrar o dia Internacional da Proteção Civil que hoje se assinala.

Luís Marques explica que o objetivo era testar o plano de evacuação interna em cenário de incêndio e todas as manobras decorreram como planeado. “Todos os alunos e funcionários saíram ordeira e calmamente ao toque de alarme”, disse.


Em declarações à margem do exercício, destaca que é importante treinar também a comunidade educativa, e esse era o objetivo do exercício de hoje, explicando que os elementos da proteção civil estiveram presentes para fazer demonstração de meios, o treino era para alunos, docentes e pessoal não docente da escola.

O Coordenador municipal avança ainda que é objetivo realizar simulacros desta natureza em todas as escolas do concelho.

“O Município da Covilhã tem a decorrer a elaboração das medidas de autoproteção para todas as escolas do concelho e logo que esteja concluído vamos começar os testes e os simulacros para implementar essas medidas”, disso o coordenador.

O responsável frisou ainda que, face à tragédia que recentemente se assistiu na Turquia, os próprios alunos estão mais despertos para a necessidade de ter comportamentos adequados, “porque há maior perceção do risco que corremos”.

Regina Gouveia, vereadora da edução na Câmara Municipal da Covilhã, assistiu ao exercício e elogiou o comportamento ordeiro demonstrado pelos alunos, que rapidamente saíram da sala e se concentraram no local de encontro. “Nota-se que estavam muito bem treinados o que reduz o risco num cenário real”, frisou.

A vereadora frisa que exercícios como este, embora não envolvam o nível de ansiedade que acontece num cenário real, são fundamentais para diminuir o risco.

“É fundamental a educação para o risco, estamos a preparar e a prevenir para o que pode acontecer nas escolas, mas através dos alunos estamos a educar outros, porque levam para casa o que aprendem na escola”, disse.

O exercício decorreu na Escola Básica do Teixoso, envolveu 168 alunos e cerca de 40 adultos. Presentes estiveram as várias forças que integram a proteção civil, nomeadamente, os Bombeiros Voluntários da Covilhã, GNR, PSP e Proteção Civil Municipal que fizeram uma demonstração de meios.

O exercício terminou com a plantação de 4 árvores, para substituir as que foram retiradas, recentemente, do recinto escolar por apresentarem risco para a comunidade educativa.