UBI: FCS promove formação em cirurgia robótica

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) vai dar oportunidade a dezenas de cirurgiões de todo o país e alunos de medicina de “experimentarem uma das tecnologias mais inovadoras na área da cirurgia”.

Pela segunda vez consecutiva, a FCS-UBI recebe o “Robotic Touch”, um curso prático de introdução à Cirurgia Robótica. A formação tem lugar entre os dias 3 e 6 de abril, em parceria com a First Touch Academy e conta com o apoio da Excelência Robótica.


O curso é uma atividade do CUBI – Centro de Simulação Cirúrgica da UBI, e tem como principal objetivo “um primeiro contacto com o robot cirúrgico DaVinci, modelo Xi, uma tecnologia de ponta já usada em alguns países e que começa a ter alguma relevância em Portugal”.

Durante quatro dias, o DaVinci estará na FCS-UBI ao dispor de cirurgiões de todo o país, e também dos alunos de medicina que tenham interesse pela prática cirúrgica, sendo-lhes permitido o “contacto e o treino com este robot que está na vanguarda da tecnologia”.

“Esta será uma oportunidade valiosa de aprendizagem e treino de técnicas cirúrgicas com recurso ao DaVinci”, de acordo com o CUBI.