UBI promove 59 pós-doutoramentos para o Instituto Federal de Mato Grosso

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai colaborar na formação de elementos do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMG), através da realização de pós-doutoramentos para 59 docentes.

“Esta colaboração resulta do aprofundamento das relações entre as duas instituições, que são parceiras desde o ano passado, tendo já promovido um Curso Avançado de Empreendedorismo, dinamizado pela UBI no Brasil”, avança a instituição na página oficial.


Na segunda-feira, dia 6 de março, uma comitiva de 38 pessoas visitou a UBI para conhecer a estrutura organizacional da instituição, os itinerários formativos e funcionamento dos cursos, bem como as políticas de empreendedorismo e inovação da academia. Discutiu-se, também, a possibilidade de alunos brasileiros poderem frequentar cursos de mestrado e doutoramentos e, ainda, o pré-universitário.

A importância dada a esta passagem pela UBI fica patente nos elementos que viajaram do Brasil e que incluíram o reitor da IFMT, Júlio César dos Santos, vários pró-reitores e responsáveis da IFMT, como os diretores dos 17 campus, e o Senador da República por Mato Grosso, Wellington Fagundes.

A visita incluiu a assinatura de protocolos entre o reitor da UBI, Mário Raposo, e o reitor do IFMT, que preveem “a promoção de pós-doutoramentos à distância, pela UBI, em áreas como Filosofia, Sociologia, Química, Bioquímica, Física, Engenharia Civil, Marketing Estratégico, Gestão, Engenharia Eletrotécnica e de Computados, Engenharia Informática e Ciência Política”.

“A UBI fica muito satisfeita por fazer esta parceria com uma universidade com a dimensão da vossa”, disse o reitor da UBI, durante a cerimónia de assinatura dos contratos, no dia 6 de março.

Mário Raposo lembra que esta parceria incrementa a influência da UBI em áreas em que existe “capacidade de investigação e formação”.

A ligação da UBI a uma das maiores instituições brasileiras já resultou na realização do Curso Avançado de Empreendedorismo, na IFMG, em agosto de 2022, com a participação das docentes do Departamento de Gestão e Economia, Helena Alves e Maria José Madeira.