Nos municípios da Beira Interior há 11 praias com Bandeira Azul, menos duas que em 2022, segundo a lista divulgada pela Associação Bandeira Azul Europa.
A nível nacional são 432 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais uma do que em 2022, apesar de uma diminuição de praias fluviais devido à seca e aos incêndios, anunciou a associação.
Na Beira Interior o galardão foi atribuído a 11 espaços, sendo o município mais galardoado a Pampilhosa da Serra com 3 praias, nomeadamente, Pessegueiro, Praia da Pampilhosa e Santa Luzia.
Com duas praias os municípios de Seia com as praias de Loriga e Lapa dos Dinheiros; da Guarda, com Valhelhas e Vila Viçosa e Vila de Rei com a Praia do Bostelim e Fernandaires.
O galardão vai estar ainda em Mação, na Praia do Carvoeiro e em Oleiros na Praia fluvial Açude do Pinto.
Em relação às vantagens de se frequentar uma praia distinguida, o presidente da associação bandeira azul lembra os quatro pontos essenciais para obtenção do galardão: qualidade da água e espaço (ordenamento) segurança e serviços, vigilância e sensibilização das pessoas (educação ambiental).
O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.