Câmara da Covilhã vai reforçar equipa do TMC para ter “mais dias de ocupação”

A equipa do Teatro Municipal da Covilhã, TMC, vai ser reforçada, anunciou Vítor Pereira durante a Assembleia Municipal da Covilhã.

O autarca explica que se trata de “uma experiência que quer fazer”, obtendo, assim, “ganho de tempo” para esta ficar estar ao serviço das associações do concelho.


Ainda assim, o autarca alerta que, dado o elevado número de associações no concelho, se todas a quiserem utilizar “quase não dá um dia para cada”. Vinca que é preciso ser “equilibrados, justos e proporcionados”, na forma como se utiliza o Teatro Municipal”.

O autarca falava em resposta a uma intervenção de João Bernardo (CDS), que perguntou “o que falta ao teatro para funcionar como deve ser”, uma vez que analisando a informação escrita se constata que, tal como escreveu o presidente da Banda da Covilhã num artigo de opinião, “há 4 dias de espetáculos por mês”.

Um dado que Vítor Pereira rebateu, recorrendo, por exemplo, à programação do presente mês, em que “até dia 17 a sala teve 10 dias de programação”, ou com a de maio que prevê oito espetáculos.

Frisa ainda que a procura, por parte das associações, não tem paralelo com o que acontece em outros municípios da região, uma vez que o concelho tem um número muito elevado de agremiações.

Relembrar que o regulamento de funcionamento do Teatro Municipal, aprovado pela autarquia e pela Assembleia Municipal, é criticado por algumas associações, por prever que cada associação amadora utilize a sala uma vez por ano e as profissionais 5 vezes.

Na sua intervenção Vítor Pereira explicou, ainda, que a sala não está ocupada apenas nos dias de espetáculo, pois estes requerem montagem e desmontagem, na maioria dos casos no dia anterior e no posterior.

Deixa ainda claro que o teatro está a ser gerido “de forma competente e adequada”, reconhecendo que há “uma alteração que é preciso fazer”, referindo-se ao reforço do quadro de pessoal afeto ao TMC.