Covilhã: Marchas saem à rua a 17 e 24 de junho com número recorde de grupos participantes

10 marchas vão animar as ruas da Covilhã a 17 de junho, no tradicional desfile no centro da cidade. No complexo desportivo a apresentação das coreografias está marcada para dia 24.

Trata-se de um número recorde de participantes, destaca o vereador com o pelouro do associativismo, José Miguel Oliveira, sublinhando que “este é o número ideal de marchas”.


Entre os grupos há duas estreias este ano, o Moto Clube da Covilhã – Lobos da Neve e a UF Teixoso e Sarzedo. De regresso estão o GIR do Rodrigo e GER Campos Melo, a que se juntam a Junta de Freguesia do Tortosendo, o Académico dos Penedos Altos, o Oriental de São Martinho, o Águias do Canhoso, o Grupo Desportivo da Mata e o Vitória de Santo António.

Segundo revela o vereador José Miguel Oliveira, mantém-se o modelo dos anos anteriores, com alguns ajustes no percurso devido às obras na Avenida Frei Heitor Pinto.

A autarquia apoia com 4 mil euros cada marcha, num total de 40 mil euros, apoio que foi aprovado, por unanimidade, na reunião pública da autarquia que decorreu hoje, dia 21, no Auditório Municipal.

José Miguel Oliveira, sublinha que este é “um dos eventos mais populares da cidade e do concelho” que no conjunto dos 2 dias “junta mais de 10 mil espetadores”. “É uma aposta ganha”, sublinha.

“Só quem visita o envolvimento na preparação deste evento e a forma como mexe com as coletividades e as associações, 3 ou 4 meses antes, vê o quão importante é para as coletividades participarem nas marchas”, afirma o vereador, sublinhando que “em quem participa fica o bichinho do associativismo, há muitos dirigentes que têm saídos destes grupos de marchas, por isso é algo que para nós tem que continuar. Há mesmo grupos de fora que querem participar”, disse.

foto: arquivo