O Município do Fundão implementou o ColorADD, uma linguagem “única, universal, inclusiva e não discriminatória que permite ao daltónico identificar as cores, sempre que a cor seja um fator de identificação, orientação ou escolha”.
Com a implementação do ColorADD, o Município do Fundão “reforça o seu estatuto de território inclusivo, desta vez pela cor, contribuindo de uma forma determinante para a integração social e bem-estar da pessoa daltónica e tornando a comunicação mais eficiente, responsável e inclusiva”, pode ler-se em nota e imprensa.
O Município do Fundão já está a utilizar esta ferramenta na Agenda Cultural e irá implementar ainda, numa fase inicial, em material gráfico, na época balnear fluvial (bandeiras), nos coletores de resíduos e no desenvolvimento de campanhas de sensibilização junto das escolas e da comunidade.
O daltonismo é uma insuficiência visual que impossibilita a capacidade de distinguir várias cores. Como resultado da transmissão hereditária, o daltonismo deriva de uma deficiência genética associada ao cromossoma X. Estima-se que em Portugal cerca de 500 mil homens e 27 mil mulheres sofram de daltonismo.