Estradas, cemitérios, instalações desportivas e de lazer. CMC anuncia obras nas freguesias

Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, anunciou uma panóplia de obras a realizar em todas as freguesias do concelho, vincando que são fruto da gestão que permitiu chegar ao final de 2022 com 11,7 milhões de euros de saldo no exercício.

Salienta que se deve “dar rosto ao dinheiro” e quando se fala neste saldo “ele tem destino”, frisou, especificando que na mesma reunião em que o executivo aprovou o relatório de gestão de 2022, aprovou uma alteração orçamental onde estão contempladas obras em todas as freguesias do concelho.


“Gerir, governar é isto. É fazer o possível, dentro do que está programado, e ir ao encontro das justas pretensões dos presidentes de junta”, disse o autarca, salientando que todas as obras que anuncia estão consensualizadas comestes presidentes.

Vítor Pereira especificou que entre as obras a realizar está aquela a que chama a “estrada do sul do concelho”, referindo-se à estrada 512, entre o Ourondo e o cruzamento com a 511 (que dá acesso às Minas da Panasqueira) e desde aí até Casegas. Explica que o projeto está, praticamente, pronto e pretende que a obra esteja no terreno até final do ano.

Entre as estradas anuncia também obras no troço entre o Ourondinho e a ponte do Paul, e a pavimentação do Bairro do Belo Zêzere

Para além das vias de comunicação, Vítor Pereira anunciou outras obras, como os cemitérios S. Jorge da Beira, Barco/Coutada e do Paul e da Erada.

Para a freguesia de Aldeia S. Francisco de Assis o Auditório Mineiro e Parque Fitness na Barroca.

Na Boidobra está prevista a requalificação da sede da Junta e da Rua e da Praceta Conde José Calheiros.

Em Cortes do Meio apoio para a criação da Rota das Pontes e arranjo do polidesportivo da Bouça.

No Dominguizo o protocolo da extensão de saúde e apoio à realização da edição de 2023 do certame “Farrapeiros”.

Na Erada, no âmbito do orçamento participativo, o Campo Desportivo.

No Ferro a reabilitação do Parque das Oliveiras e requalificação de ruas.

Em Orjais um protocolo para a requalificação do Olival.

No Paul a comparticipação para o Centro Interpretativo da Ribeira e apoio para obras na zona de lazer e bar/restaurante.

Em Peraboa a reabilitação do Museu do Queijo e apoio à realização da Feira da Chavelha, que vai regressar este ano.

Em Sobral de São Miguel o Bike Center e requalificação de ruas.

Na UF Barco e Coutada a adjudicação projeto de especialidades do ringue das Escolas, a ampliação do cemitério e diversos muros.

Na UF Cantar Galo e Vila do Carvalho a criação de uma sala polivalente no centro cívico.

Na UF Casegas/Ourondo terminar o Largo da Carreira e intervir no altar da Capela das Almas.

Na UF Covilhã/Canhoso a reparação da sede da União de Freguesias.

Na UF Teixoso e Sarzedo a obra de requalificação da Casa do Povo e parte do Parque de Lazer.

Na UF Vale Formoso e Aldeia do Souto diversos muros de suporte como o da Pedra Redonda e da Rua do Campo da Bola.

Unhais da Serra apoio à criação da Rota do Pão e WC para cidadãos portadores de deficiência.

Para Verdelhos intervenção na Praia Fluvial

O autarca fala ainda de outras obras como a Unidade de Saúde Familiar Estrela, o Centro Interpretativo Mineiro, as obras do Pavilhão no Inatel, cujo concurso vai ser lançado de novo por um valor mais elevado, para não ficar deserto. Obras na Galeria de Exposições Tinturaria, para resolver problemas de infiltração e obras no Museu de Arte Sacra.

Neste lote entra ainda a aquisição de serviços para a terceira fase de requalificação da Zona Industrial do Tortosendo e projeto técnico para o Centro de Atividades.

Destaca ainda a intervenção nas instalações das ofícinas municipais, no valor de cerca de 1 milhão de euros, para dar “melhores condições de conforto e salubridade” aos funcionários, vinca o autarca

Vítor Pereira deixa ainda claro que nem todo o montante pode ser utilizado em obras, uma vez que é necessário ter verba para fazer face aos capitais próprios nas candidaturas a fundos europeus.

“Há uma parte significativa deste saldo que tem que ficar em carteira, para fazer face à componente própria das candidaturas que já apresentámos”, disse.

Declarações de Vítor Pereira, no final da reunião privada da CMC, a 30 de março, em que foi aprovado o relatório e contas de gestão do município, com um saldo no exercício de 11,7 milhões de euros.

Temas que o autarca irá desenvolver na Assembleia Municipal agendada para dia 17 de abril.