Tortosendo: Domingos Abrantes relata na primeira pessoa como aconteceu a Fuga de Caxias

Domingos Abrantes, um dos 8 elementos que fugiram do Forte de Caxias em 1961, vai estar na Casa da Vila, no Tortosendo, no sábado dia 15, para contar o que foi, e como foi, a famosa fuga.

Trata-se de uma iniciativa da URAP- União dos Resistentes Antifascistas Portugueses, com o apoio logístico da Junta de Freguesia do Tortosendo, no âmbito da celebração do 25 de abril, e está agendada para as 15:00.


Recordar que a fuga de Caxias aconteceu a 4 de dezembro de 1961, por volta das 10:00. 8 militantes do Partido Comunista Português evadiram-se do forte, e fugiram, no automóvel blindado de Salazar, um Crysler que tinha sido oferecido por Hitler ao ditador Português e que se encontra em exposição no Museu do Caramulo.

Ao volante estava António Tereso, mecânico de automóveis, que durante meses ganhou a confiança da PIDE para poder levar a cabo esta operação, que devolveu à liberdade António Gervásio, Domingos Abrantes, Francisco Miguel, Guilherme Costa Carvalho, Ilídio Esteves, José Magro e Rolando Verdial.