Apoios ao desenvolvimento rural: Prazo alargado até 15 de maio

O período para apresentação de candidaturas a quatro medidas de apoio ao desenvolvimento local, gerido pela RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural, foi prologado até dia 15 de maio.

O “Cova da Beira 2020” visa apoiar a produção agrícola e outras atividades dentro da exploração agrícola; a comercialização e a transformação de produtos agrícolas; e ainda a renovação de aldeias e o empreendedorismo social.


“Pequenos investimentos na exploração agrícola” é a primeira medida apresentada e pretende “apoiar projetos de investimento, até um máximo de 50.000 euros de investimento, que promovam a melhoria das condições de vida, de trabalho, de produção dos agricultores e que contribuam para o processo de modernização e de capacitação das empresas do setor agrícola”.

Os apoios previstos na medida “Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas” traduzem-se no “apoio a pequenos investimentos de criação ou modernização de unidades de transformação e comercialização de produtos agrícolas que envolvam até um máximo 200 mil euros de investimento”.

Já a medida “Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola” pretende “estimular o desenvolvimento de atividades que não sejam de produção, transformação ou comercialização de produtos agrícolas, criando novas fontes de rendimento e de emprego”.

A medida de apoio “Renovação de Aldeias” visa “promover o desenvolvimento de iniciativas de preservação, a conservação e a valorização dos elementos patrimoniais locais, paisagísticos e ambientais, bem como dos elementos que constituem o património imaterial de natureza cultural e social dos territórios e a criação ou melhoria de infraestruturas de coletividades locais, onde as populações possam desenvolver atividades culturais, desportivas, bem como atividades de empreendedorismo social de base comunitária”.

De acordo com a associação, os apoios a conceder são sob a forma de subvenção não reembolsável e a dotação orçamental global para este período de candidaturas é de 650 mil euros.

Recorde-se que o prazo dos referidos apoios tinha terminado no dia 28 de abril.

Pode consultar mais informações AQUI.