Covilhã: Concertos, palestras e visitas guiadas celebram amanhã Dia Internacional dos Museus

No âmbito do Dia Internacional dos Museus, que se assinala a 18 de maio, são várias as iniciativas propostas pelos museus da Covilhã.

O Museu de Arte Sacra promove, em parceria com a EPABI, Escola Profissional de Artes da Covilhã, uma iniciativa inédita.


Trata-se de um concerto deambulante desenvolvido pela escola, acompanhado de testemunhos da experiência dos tempos vivenciados neste espaço cultural quando foi sede social da EPABI.

Serão executadas peças musicais em várias salas do Museu, cujo som conduzirá os visitantes a locais diversos onde ficarão a conhecer estórias da antiga funcionalidade do edifício e as coleções expostas no Museu.

O concerto está marcado para as 21:30.  

Também no âmbito da celebração deste dia, e em articulação com o iArtes – Jornadas de Investigação em Artes, O Museu de Lanifícios da UBI recebe Cláudia Albino (diretora do Mestrado em Design da UA) para uma conversa à roda das coleções têxteis do museu. A sessão inicia-se às 18h no Arquivo Histórico dos Lanifícios.

Recordar que o Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, no sentido de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento.

Em 2023, o ICOM Internacional apresenta o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, procurando destacar o importante contributo dos museus para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável das comunidades.