Covilhã: Coolabora distribui 500 cartazes em “campanha contra o idadismo”

Mais de 30 jovens espalharam, pelas ruas da Covilhã, 500 cartazes que pretendem “alertar para a discriminação pela idade”.

“Muitas pessoas não sabem o que é o idadismo, mas os jovens ativistas pelos direitos humanos que integram o projeto coolaboratório, vêm lançar o tema para a rua”, pode ler-se em nota de imprensa.


A campanha, que foi desenvolvida pelo projeto coolaboratório, juntou jovens e pessoas com mais de 65 anos que “quiseram dar a cara pela causa”.

“Esta iniciativa foi desenhada por ambas as faixas etárias, trazendo, assim, frases que alertam para a discriminação de que são alvo”, sublinha a instituição. Frases como “De velho se torna a menino”; Eu não sou criança, não me infantilizes”; ou ainda “Os avós dos nossos avós também diziam: No nosso tempo é que era!” marcaram a campanha, que teve lugar na noite de 4 de maio.

Segundo a nota de imprensa enviada à RCC, “o combate ao idadismo é uma luta pelos direitos humanos, uma luta política, social e pessoal”.

A iniciativa surge no âmbito do projecto coolaboratório, financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s, geridos, em Portugal, pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.