Tradicional Festa do Santíssimo a 20 e 21 de maio em Peraboa

A 20 e 21 de maio realiza-se em Peraboa a tradicional Festa do Santíssimo. Trata-se de uma “das festas mais antigas da freguesia, que se confunde com a data da fundação da própria paróquia”, revela a organização em nota de imprensa, destacando o entusiamo da população com o regresso do evento após a pandemia.

Conceição Tavares, citada na nota de imprensa, mostra essa satisfação: “Ao fim de três anos, a nossa festa religiosa vai ser bem festejada, quer dizer, voltou à rua, com procissão e banda. Todas as terras têm a sua festa, e esta deve-se preservar, com todas as suas tradições. Estamos muito felizes com o seu regresso à Praça de Peraboa. Foram anos tristes para a nossa terra. Tenho uma promessa para cumprir. Também é um dia dedicado às famílias, que se juntam para partilhar e confraternizar”.


Relativamente ao programa, a festa começa sábado,dia 20, à noite, com o baile, na Praça de Peraboa, animado pelo Grupo musical Luís e Ilda.

No dia 21, domingo, o programa tem início com a alvorada, acompanhada da Banda Filarmónica Cortense, seguindo-se a celebração da Eucaristia, seguida da procissão.

Durante a tarde, o programa será preenchido com a arrematação das ofertas, com o concerto da Desertuna – Tuna Académica da Universidade da Beira Interior, animação de rua a cargo do Grupo de Bombos dos Três Povos e um concerto pela Banda Filarmónica Cortense.

A festa vai terminar com a arruada pela Banda Filarmónica e pelo grupo de Bombos, e com o “passar do testemunho aos futuros mordomos da Festa do Santíssimo 2024, nomeadamente, aos pais das crianças que irão fazer a primeira Comunhão”.