UBI: Acreditação máxima para o Mestrado em Branding e Design de Moda

O Mestrado em Branding e Design de Moda, ministrado pela Faculdade de Artes e Letras (FAL) da Universidade da Beira Interior (UBI), em associação com a Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia (IADE), recebeu acreditação por seis anos, o período máximo legalmente permitido.

“Com um corpo docente próprio, ligado de forma estável à instituição e academicamente qualificado, a Comissão de Avaliação Externa (CAE) da A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior dá destaque à quantidade de docentes doutorados, 13 em 14, dos quais 11 são especializados na área fundamental do Ciclo de Estudos (CE)”, detalha a universidade.


Integrado em Centros de Investigação relevantes, na sua maioria com classificação de Muito Bom pela FCT – Fundação para a Ciências e a Tecnologia, a CAE ressalva que “o corpo docente do CE apresenta um número interessante de publicações científicas, nacionais e internacionais, dentro do tema Design de Moda”.

Em relação a atividades científicas, tecnológicas e artísticas, envolvendo docentes e estudantes do Mestrado, o relatório da Comissão destaca a frequente participação dos alunos em desfiles e concursos de Design de Moda, bem como dos docentes do curso enquanto elementos de júri em concursos da área e em funções executivas e consultivas em projetos destinados ao desenvolvimento da região.

O mestrado, que nos últimos anos viu o número de vagas a aumentar de 25 para 38, é composto por 39,9% de estudantes internacionais, facto que o relatório refere também como mais-valia pelo multiculturalismo e diversidade de perfis de alunos, por norma, “mais velhos, com experiência no mercado de trabalho e com formações anteriores variadas e multidisciplinares”.