Município do Fundão promove Concurso de Fado “Amália Rodrigues”

O Município do Fundão irá organizar, dia 2 de julho, às 21:30, no Largo da Capela do Calvário, a 9ª edição do Concurso de Fado “Amália Rodrigues”.

O concurso tem como intuito “divulgar os novos talentos na área do fado”, denominando-se “Amália Rodrigues” uma vez que a cantora é considerada como “o expoente máximo do fado e considerada a maior fadista de todos os tempos, tendo ao mesmo tempo raízes no concelho do Fundão”.


A iniciativa destina-se a todos os fadistas amadores, a partir dos 15 anos de idade, inclusive. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas, até dia 23 de junho, através do e-mail fadocale@gmail.com.

A participação implica a realização e publicação de um vídeo numa conta de Youtube. De todos os fadistas inscritos, serão selecionados seis para a final, sendo que dois serão selecionados pelo público, numa votação online que está a decorrer até dia 23 de junho no site do concurso: www.fadocale.pt.

No dia 25 de junho serão anunciados os finalistas no site do concurso, sendo que o júri para seleção dos finalistas será composto por três elementos da Associação Fado Cale e dois convidados externos profissionais da área do fado.

O júri da final do concurso será constituído por Alcina Cerdeira, vereadora na Câmara Municipal do Fundão, Custódio Castelo, compositor, produtor discográfico e músico, Estrela Carvas, secretária e confidente de Amália Rodrigues, Lenita Gentil, fadista, e Carlos Gil, estilista.

O vencedor do concurso irá receber 500 euros e terá a oportunidade de gravar uma maqueta profissional. O segundo classificado irá receber 250 euros, o terceiro 150 euros e o quarto classificado recebe uma menção honrosa.