Inauguração da sede do Carvalhense Futebol Clube é “o culminar de um sonho”

A inauguração da sede da Associação Carvalhense Futebol Clube é “o culminar de um sonho”, disse o presidente da direção, Nuno Salcedas, durante a cerimónia de inauguração, que teve lugar ontem, dia 10.

Com um orçamento de 240 mil euros, a obra contou com o apoio do Município da Covilhã, através de um protocolo de financiamento.


Quanto aos próximos passos a dar, Luís Garra, presidente da assembleia geral, revelou que o clube vai modificar as redes do campo, alterar o piso sintético, construir novos balneários e implementar aparelhos para a prática de ginástica ao ar livre, num conjunto de obras que contam com o apoio financeiro da Câmara Municipal da Covilhã.

Luís Garra relembrou ainda todas as associações que fazem da Vila do Carvalho “uma grande freguesia”.

“É grande na arte e cultura, no desporto e na vertente social”, sublinhou Luís Garra, sublinhando, no entanto, que “falta capacidade para fixar e atrair juventude”.

Durante o seu discurso, o presidente da assembleia geral deixou, como sugestão, a requalificação da antiga fábrica, com os fundos do Plano de Resiliência e Recuperação (PRR), a partir da qual “pode nascer uma nova habitação para atrair jovens”.

Pedro Leitão, presidente da União das Freguesias de Cantar-Galo e Vila do Carvalho, revelou que, junto à sede do Carvalhense Futebol Clube, a obra continuará, com a requalificação de um espaço devoluto em centro de atendimento ao cidadão e ainda uma casa funerária, que, junto com o clube, “constituirão um grande centro cívico, com casas de banho e multibanco”.

O presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, relembrou as dificuldades pelas quais a autarquia passou ao longo dos anos, vincando, no entanto, que a mesma “soube criar as condições para equilibrar a situação financeira”.

“Estamos numa situação financeira equilibrada, que nos permite lançar a outros projetos”, afirmou o autarca.  

Durante o seu discurso, Vítor Pereira deu a conhecer que a obra começou a ser sonhada com uma verba de 195 mil euros, um valor que acabou por não corresponder à realidade “devido à inflação”.

Relativamente às restantes obras, a autarca revelou que é uma decisão financeira “já tomada” e que a empreitada terá um custo de 40 mil euros.

“Só falta celebrar o protocolo e o mesmo ser devidamente aprovado em reunião de câmara, que deverá acontecer numa das próximas reuniões”, salientou Vítor Pereira.

A inauguração da nova sede social do clube decorreu no âmbito das comemorações do 70º aniversário da Associação Carvalhense Futebol Clube.