Foi inaugurada ontem, dia 23, a exposição em homenagem aos 100 anos do Sporting Clube da Covilhã e o presidente do clube, José Mendes, afirmou ser “mais um momento de grande orgulho que marca as comemorações do centenário”.
Denominada “Um Clube. Uma História”, a exposição, patente no Museu da Covilhã, “permite dar maior visibilidade à vida e história do Sporting da Covilhã, reforçando e promovendo o seu papel como símbolo da cidade e da região”, sublinhou o dirigente durante a cerimónia da inauguração.
“Ao visitarmos a exposição, ficamos com a enriquecedora experiência que nos liga às gerações passadas”, sublinhou Jorge Gomes, presidente da assembleia geral do clube, vincando que a mostra “tem um papel vital na preservação do património cultural do Sporting Clube da Covilhã” e que “os tesouros do passado ficarão para sempre nas memorias e serão transmitidos às gerações futuras”.
Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, salientou que “o futebol é um grande fenómeno do ponto de vista cultural”.
“Tem a faceta desportiva que nos motiva e puxa por nós, mas também tem muito de cultura, o que nos leva a criar laços de amizade, solidariedade e espírito de entreajuda”, disse o autarca, garantindo que o Sporting da Covilhã “é a instituição das instituições da cidade”.
Vítor Pereira, destacou ainda “O Século”, o “maior troféu que os leões da serra possuem, por existirem apenas dois em Portugal”.
“É olhando para estas taças que nos orgulhamos do clube, dos seus atletas, dirigentes e técnicos”, vincou o autarca.
Sandra Ferreira, coordenadora do Museu da Covilhã, frisou que o objetivo de realizar uma exposição em homenagem ao Sporting da Covilhã “foi cumprido”.
“São 100 anos de uma relação intrínseca com a cidade e as pessoas, não só os covilhanenses, mas também a nível regional e nacional”, vincou.
Para além da taça “O Século”, a exposição conta com uma barra cronológica com o percurso histórico do clube, bem como diversas peças das modalidades desportivas que o Sporting da Covilhã incorpora.
A mostra teve início na data em que o clube se tornou a 8ª filial do Sporting Clube de Portugal, dia 23 de junho, e termina na data em que o SCC realizou o primeiro jogo internacional, dia 19 setembro.
A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00.