A equipa feminina sub 14 do Unidos Tortosendo ganhou hoje a Taça Nacional de Basquetebol, ao vencer a equipa do Coimbrões, na final four que decorreu este fim de semana no Tortosendo. “Um feito histórico” ouviu-se no pavilhão.
A jogar perante o seu público a equipa do Tortosendo venceu no sábado a equipa do Vitória SC por 50-40 e hoje bateu o Coimbrões por 47-54.
Vanessa Costa, treinadora da equipa, frisa que esta conquista é o culminar de uma época de “altos e baixos”, em que conseguiram trabalhar baixos, “e agora as atletas conseguiram fazer tudo bem”, disse.
Detalha que esta é uma vitória “do querer e da garra defensiva da equipa, que é o que as caracteriza. É o trabalho da equipa, do grupo”, disse.
“Esta vitória é a prova que há trabalho a ser feito”, sublinhou ainda a treinadora, realçando que é a prova da evolução da equipa em relação ao passado. Detalha ainda que este é um grupo que pode vir a ter bons resultados no futuro.
Naturalmente satisfeitas estavam também as jovens atletas. Sofia Nunes, uma das capitãs da equipa, disse à repórter RCC Taísa Cruz, que este foi um “jogo incrível para recordar para sempre”.
A jovem atleta refere ainda que esta vitória “espelha o muito trabalho realizado em todos os jogos, e treinos, por todos os elementos da equipa”.
Não esconde que desde que entraram na Taça Nacional era este o objetivo e, mesmo com menos probabilidades que outras equipas de ganhar, “é um orgulho ter ganho. A garra defensiva da equipa é que nos levou à vitória”, disse.
Fora das quatro linhas, responsáveis autárquicos, do concelho e da freguesia, e dirigentes do clube não escondiam a emoção e satisfação.
José Miguel Oliveira vereador com o pelouro do desporto na CMC agradeceu à equipa o “grande momento desportivo”, sublinhando o orgulho “nas guerreiras que conseguiram a taça. Um momento fantástico”, vincou.
Palavras como “muita emoção durante o jogo, orgulho, satisfação, alegria” foram utilizadas por David Silva, presidente da Junta de Freguesia, sublinhando que “este é um dia que fica na história da freguesia e do concelho”.
Salienta o trabalho feito pelo clube, pelas atletas, pelos pais e, não menos importante, o apoio entusiasta do muito publico no pavilhão.
David Silva considera que este é um prémio para o trabalho que o clube do Tortosendo tem feito ao longo dos anos, apelando aos amantes do desporto que no próximo dia 22 encham o Salão Nobre na receção à equipa, “porque estas atletas merecem”.
Marcelo Batista presidente do Unidos do Tortosendo mostrou-se naturalmente satisfeito com o trabalho das jovens atletas, destacando a garra que as levou a dar a volta ao resultado e conseguir a vitória.
Uma vitória que “sabe a pouco”, afirmando que o clube luta sempre para ser vencedor e quer muito mais, sublinhou.
Afirma que o clube vai continuar o trabalho para conseguir outros momentos como este. Sobre a equipa sublinha que tem valor para ter “um grande futuro”.
Dizer que equipa que conquistou a taça vai ser recebida no próximo dia 22 no salão nobre dos paços do concelho.