Com organização do Grupo Desportivo e Animação Cultural da Bouça decorreu este domingo a 31.ª edição do Grande Prémio Serra da Estrela que, entre atletas e caminheiros, reuniu cerca de 300 participantes, o número limite para a logística, considera a organização.
Em declarações à Rádio Clube da Covilhã a presidente da direção do clube, Carolina Pontífice, mostrou-se satisfeita com a forma como decorreu a prova, com a adesão de participantes e com a mobilização de toda a população, “pois só assim é possível fazer face à logística complicada, numa prova onde se oferece o almoço a todos os participantes”, disse, vincando que a prova “superou as expectativas”.
Para a dirigente, que tem tandos anos de vida como de existência da prova, tendo também participado como atleta, este grande prémio “é um marco da aldeia” e realizá-lo “é perpetuar o bom trabalho que outros começaram” tentando agora “fazer mais e melhor”.
Jorge Viegas, presidente da Junta de Freguesia de Cortes do Meio, para além do pendor desportivo do evento, salienta que este contribui para a divulgação da freguesia, dos seus recursos e do seu património. A qualidade que este evidencia, e que aumenta de ano para ano, é também demonstrativa do dinamismo que existe nas coletividades da freguesia e das suas gentes, realçou.
Questionado sobre a prova, o vice-presidente da Câmara Municipal da Covilhã, José Armando Serra dos Reis, que marcou presença na Bouça, destaca que esta prova, pela sua longevidade e qualidade, engrandece o concelho.
“Mais um evento que a autarquia saúda, porque o concelho é palco de grandes eventos desportivos e este por ser diferente e com uma paisagem única, engrandece a Covilhã”, disse.
Em termos desportivos, em seniores masculinos e vencedor foi Rafael Canaria, do Estrela Campo da Aviação Futebol Clube, afirmando no final que esta foi uma prova “interessante e divertida”, com menos calor que no ano anterior, realçando que apesar de alguns contratempos “a organização esteve à altura”.
Elogios repetidos por Dalila Romão, da Casa do Benfica de Castelo Branco que venceu em seniores femininos.
Classificação (10.000 metros)
Seniores F
1.ª Dalila Romão, 2.ª Cláudia Carrilho, 3.ª Rita Mestre, todas da Casa do Benfica CB
Equipas: 1ª Casa do Benfica Castelo Branco
Seniores M
1º Rafael Canaria (Estrela Campo da Aviação FC), 2º Pedro Nunes (Grupo Desportivo da Mata), 3º António Curto (ACR Srª do Desterro)
Equipas: 1ª Grupo Desportivo da Mata
Juniores M
1º Francisco Oliveira (Penta Clube Covilhã), 2º Jorge Sousa (Penta Clube da Covilhã) 3º Miguel Nunes (CDCFASA)
Veteranos 35 F
1ª Magda Ribeiro (Núcleo de Juventude do Concelho de Proença-a-Nova), 2ª Marta Xavier (Club União Idanhense), 3ª Marina Cardona (Penta Clube da Covilhã).
Veteranos 35 M
1º Nuno Gamboa (Casa Benfica CB), 2º João Magro (Penta Clube da Covilhã), 3º José Lopes (Grupo Convívio e Amizade das Donas)
Veteranos 50 F
1ª Lisdália Nunes (Veteranos do Núcleo Todas as Gerações do Teixoso), 2ª Maria Santos (Club União Idanhense) 3ª Denise de Sene (Grupo Desportivo da Mata)
Veteranos 50 M
1º Fernando Matos (Grupo Convívio e Amizade das Donas), 2º Rui Pais (Penta Clube da Covilhã), 3º José Fernandes (Clube União Idanhense).
Equipas veteranos F: 1ª Grupo Desportivo da Mata. Veteranos M: 1ª Penta Clube da Covilhã.
Classificação formação
Juvenis F
1ª Mariana Reis (Penta Clube da Covilhã), 2ª Margarida Caramelo (Club União Idanhense).
Juvenis M
1º João Alexandre (Núcleo de Juventude do Concelho de Proença-a-Nova), 2º Afonso Esteves (Grupo Desportivo e Animação Cultural da Bouça), 3º Cristiano Marques (Penta Clube da Covilhã).
Iniciados F
1ª Júlia Fonseca (Penta Clube da Covilhã), 2ª Alice Pui (Núcleo de Juventude do Concelho de Proença-a-Nova), 3ª Lua Afonso (Penta Clube da Covilhã).
Equipas: 1ª Penta Clube da Covilhã
Iniciados M
1º Carlos Ruano (Penta Clube da Covilhã), 2º Francisco Currais (Estrela Campo da Aviação FC), 3º Leandro Diaz (CDCFASA).
Equipas: 1ª Penta Clube da Covilhã
Infantis F
1ª Leonor Currais (Estrela Campo da Aviação FC), 2ª Alinne Araújo (IND), 3ª Mariana Fernandes (Penta Clube da Covilhã)
Infantis M
1º Guilherme Matos (GD Animação Cultural da Bouça), 2º Simão Abrantes (Grupo CA Donas) 3º Martim Carvalho (CDCFASA).