Câmara da Covilhã apoia sapadores florestais com 72 mil euros

A Câmara Municipal da Covilhã deliberou, na reunião extraordinária desta segunda feira, atribuir apoio financeiro a 6 equipas de sapadores florestais do concelho, num total de 72 mil euros, cabendo a cada equipa 12 mil.

A QUEIRÓ – Associação para a floresta caça e pesca vai receber 24 mil euros, uma vez que gere duas equipas, a Comunidade Local do Baldio da Freguesia de Cortes do Meio, o Agrupamento de Baldios Estrela-Sul, o Conselho Diretivo dos baldios da Erada e a Assembleia de Compartes da Povoação da Atalaia da Freguesia do Teixoso recebem 12 mil euros cada.


Os protocolos de apoio foram aprovados por unanimidade durante a reunião do executivo.

Vítor Pereira, presidente da autarquia, explica que estas equipas “estão no terreno durante todo o ano, a efetuar trabalhos de limpeza, manutenção e vigilância das florestas”, um trabalho que se acentua “nesta época mais complicada de fogos florestais”.

“Intervenções importantes e significativas”, sublinhou o autarca.

Cada equipa é composta por 5 elementos, o que significa que este apoio ajuda a manter 30 postos de trabalho. Detalha que este apoio vai no sentido de “cada uma destas associações poder desenvolver, ainda melhor, a sua missão”.

Recordar que para além do trabalho de prevenção e limpeza, estas equipas têm ainda trabalho ativo no combate a fogos florestais na época mais critica.