Covilhã aposta na criação do Conselho Municipal do Turismo para reforçar a união no setor

Ainda este ano, ou no inico do próximo, a Câmara da Covilhã vai criar o Conselho Municipal do Turismo, avançou José Miguel Oliveira, que detém esta pasta no executivo.

O vereador falava à margem do Fórum Vê Portugal, organizado pelo Turismo Centro de Portugal, que nos últimos três dias debateu o futuro do turismo interno no Teatro Municipal da Covilhã.


O autarca defende que “esta será uma oportunidade de aproximar todos os agentes de turismo” e “falar de turismo com mais regularidade”. “Todos juntos somos mais fortes e teremos a possibilidade de realizar mudanças que influenciam o território”, disse.

José Miguel Oliveira sublinhou a importância do fórum realizado na Covilhã, destacando temas como a sustentabilidade e da introdução de novas tecnologias nas empresas do setor, como alguns dos mais importantes debatidos ao longo dos três dias.

Um fórum que juntou cerca de 600 participantes, que, fundamentalmente, “debateram a região” e a sua melhor oferta “que é a diversidade que tem para oferecer no seu todo”, sublinhou.

Nesta matéria, vinca que “a Covilhã está a fazer o trabalho de casa”.

“Temos uma candidatura submetida na linha Valorizar o Turismo, que pretende criar dentro da cidade um percurso de visitação em torno do património industrial, que é uma linha que cada vez mais queremos aprofundar”. Explica que nesta matéria cabe “à autarquia criar oportunidade e produto”, tal como fez com a criação da rede miradouros e percursos pedestres no turismo de natureza, está agora “a trabalhar o turismo industrial”, explicou.

José Miguel Oliveira realça que “há ainda muito para fazer” em matéria de turismo, mas os números provam que “alguma coisa se está a fazer bem”, uma vez que em 2022 se ultrapassaram os números de 2019, ano de referência antes da pandemia.

Reforça que “é preciso trabalhar em rede, e aprofundar as ligações”, olhando para o território como “um conjunto de produtos que podem e devem ser potenciados e não como um conjunto de municípios” em que cada um oferece algo, considerando que aqui está a joia da coroa. “A Serra da Estrela é uma das maiores marcas que o Turismo do Centro tem para oferecer”, disse.

 “A Forma de organização definida há alguns anos, optou pela união de várias regiões para criar a Turismo do Centro. A Serra da Estrela tem peso específico para se afirmar como produto, ser ou não uma região de turismo independente é algo que poderá estar em cima da mesa se queremos aumentar a atratibilidade desse produto”, concluiu.